Enviar

Sintep-MT garante 1/3 de férias sobre 45 dias aos professores da rede pública de Barra do Garças.

Picture of Sintep de Lucas do Rio Verde

Sintep de Lucas do Rio Verde

Decisão do TJMT reconhece o direito e condena o Município ao pagamento das diferenças dos últimos cinco anos.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) registra mais uma vitória para os professores, desta vez da rede municipal de Barra do Garças (515 km de Cuiabá), com garantia do direito ao pagamento de 1/3 de férias sobre 45 dias. 

A decisão deliberada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) no encerramento de 2025, assegurou aos docentes o recebimento do terço constitucional de férias como garantido em lei municipal. O reconhecimento do direito se deu após recurso de apelação do Sintep-MT, contra a sentença de primeiro grau, que foi desfavorável à categoria.

O processo discutia a legalidade de um dispositivo da lei municipal que, embora garantisse 45 dias de férias anuais aos professores, limitava o pagamento do adicional constitucional de 1/3 a apenas 30 dias. Na prática, o Município pagava o terço de férias apenas sobre esse período reduzido, deixando de remunerar os 15 dias restantes.

Além de determinar o pagamento correto do terço constitucional sobre os 45 dias, o Município de Barra do Garças terá que pagar o retroativo referentes aos últimos cinco anos. A ação agora entra na fase de execução da sentença, que é para garantir do recebimento dos valores devidos.