O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT), Subsede Lucas do Rio Verde, vem a público, por meio desta nota, ratificar e esclarecer informações cruciais sobre a proposta de adoção da Hora Atividade Remota (em Home Office) para os Professores da Rede Pública Municipal.
A iniciativa visa atender a uma legítima reivindicação dos profissionais da educação, conforme o desejo explicitado pela categoria em Assembleia Geral.
Pontos Essenciais do Esclarecimento
Reiteramos os pontos discutidos e acordados em Assembleia Geral da Categoria, realizada no dia 6 de novembro, com a presença de vereadores municipais:
- Origem da Proposta: A proposta de Hora Atividade Remota foi apresentada pela própria entidade, o SINTEP, aos vereadores municipais.
- Não Obrigatoriedade de Adesão: O ponto fundamental acordado é a NÃO OBRIGATORIEDADE de adesão. A partir de uma eventual implementação, cada professor terá a faculdade de decidir se deseja ou não realizar sua hora atividade de forma remota; não é uma imposição.
- Modelo de Implementação: O modelo seguiria os moldes da Rede Estadual, no que se refere à distribuição da jornada:
- 40% presencial (na unidade escolar).
- 60% em Home Office (Remoto).
- Prazo e Condicionante: A implementação está programada, em tese, para o segundo semestre de 2026. Além disso, está condicionada à análise do desempenho da Rede Estadual no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Alerta Contra a Desinformação
O SINTEP alerta a categoria: qualquer informação que não esteja em consonância com o que foi descrito acima – apresentado pelo Sindicato e referendado pelos vereadores municipais em Assembleia Geral no dia 6 de novembro – é pura desinformação.
Tais boatos e informações incorretas atentam contra a construção do diálogo transparente e democrático entre os representantes da categoria e o Poder Público Municipal.
O SINTEP reafirma seu compromisso e continuará trabalhando para garantir que as reivindicações sejam tratadas com a seriedade e o respeito merecidos, bem como a representação legítima da categoria e os acordos firmados sejam devidamente respeitados.
Contamos com a sua colaboração na divulgação da informação correta.
Lucas do Rio Verde, 10 de novembro de 2025.
CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOTA DO SINTEP-MT



