Lucas do Rio Verde, 29 de Outubro de 2025
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP-MT), Subsede de Lucas do Rio Verde, vem a público manifestar seu veemente repúdio à recente decisão da Administração Municipal que afeta os Profissionais da Educação. A Administração decidiu marcar o dia de reposição da paralisação legítima, ocorrida em 24 de fevereiro de 2025 , para o dia 8 de novembro.
Administração Impõe Reposição Sem Diálogo
A decisão da Administração em marcar, unilateralmente, o dia de reposição foi tomada sem nenhum diálogo ou negociação prévia com esta Entidade Sindical. A data e as condições para a reposição foram definidas sem consulta à representação legal da categoria.
O Sindicato informa que sequer foi formalmente comunicado da decisão, apesar dos diversos ofícios protocolados na Prefeitura Municipal solicitando informações sobre o tema.
Postura Autoritaria e Governança pelo Medo
Diante dos fatos, o SINTEP-MT considera que fica clara a adoção, por parte da Secretaria Municipal de Educação, de uma postura autoritária.
Esta conduta, segundo o Sindicato, ecoa a máxima de Maquiavel em sua obra “O Príncipe”, que estabelece que, quando o Príncipe não pode ser amado, ele deve ser temido. O SINTEP se manifesta contra esta decisão unilateral, especialmente por prever, segundo informações, a manutenção de punições aos servidores.
“A história demonstra que só pune arbitrariamente quem não sabe negociar, só pune desta forma quem não sabe dialogar, só pune sem necessidade quem precisa governar pelo medo, pois tudo o que faz é pela mais absoluta imposição.”
O Sindicato conclui que isto demonstra, de forma inequívoca, que a paralisação do dia 24 de fevereiro foi e continua sendo o único instrumento capaz de forçar uma negociação com o Poder Executivo, que persiste em atuar de maneira autoritária.
Posicionamento e Orientação à Categoria
O SINTEP-MT informa que se manifestará de forma oficial e detalhada somente após ser formalmente notificado pela SME sobre a decisão. Todos os termos, condições e impactos da medida serão rigorosamente analisados pela assessoria jurídica do Sindicato.
Neste momento, o Sindicato orienta os servidores a:
- Manter a calma e a serenidade.
- Aguardar a notificação oficial, evitando conjecturas ou divulgação de informações não confirmadas.
Assim que a notificação for recebida e analisada, o SINTEP-MT convocará seus canais de comunicação para orientar os Profissionais da Educação sobre as medidas a serem tomadas. O Sindicato reitera seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos e do diálogo democrático, e não aceitará imposições que prejudiquem os trabalhadores.
Para informações e atualizações, acompanhe os canais oficiais do SINTEP-MT Subsede Lucas do Rio Verde.
Leia na íntegra a nota do Sintep MT.



