Enviar

MPF amplia investigações sobre o FUNDEB em MT; 98 cidades na mira, incluindo Lucas do Rio Verde

Picture of Sintep de Lucas do Rio Verde

Sintep de Lucas do Rio Verde

Segundo a Jornalista Brenda Closs, folhamax.com em matéria. O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso está intensificando uma grande fiscalização sobre o uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). A procuradora da República Ludmila Bortoleto Monteiro converteu 23 notícias de fato em inquéritos civis, elevando para 98 o número total de municípios sob investigação por supostas irregularidades. Lucas do Rio Verde está entre as cidades na mira das autoridades federais.

A “varredura” do MPF abrange mais da metade dos 142 municípios do estado e foca em eventuais desvios e uso indevido de verbas destinadas à educação. As investigações buscam apurar se os recursos, essenciais para a manutenção e o desenvolvimento do ensino público, foram aplicados corretamente ou se houve má-fé por parte dos gestores. As apurações integram uma força-tarefa nacional coordenada pelo MPF, por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) Fundef/Fundeb.

Em Lucas do Rio Verde, a notícia gerou mobilização do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep). A entidade informa a categoria que estará atenta a todos os desdobramentos da investigação. Além disso, o sindicato destacou que sua equipe técnica será empenhada para acompanhar de perto os gastos e a prestação de contas do FUNDEB, garantindo transparência e a correta aplicação dos fundos que são vitais para a educação municipal.

Nossos educadores podem acompanhar a matéria na integra em https://www.folhamax.com/politica/mpf-instaura-mais-23-inqueritos-mt-tem-98-cidades-na-mira/496900